11.09.11

Nesse início de mês, o assunto do ataque ao WTC não parece se esgotar no 10o aniversário do evento. Filmes sensacionalistas, notícias patrióticas e todo tipo de dizeres absurdos, tais como: O MAIOR ATENTADO TERRORISTA DA HISTÓRIA.

E eu me pergunto: da história de quem?

Primeira consideração: o que é que torna aviões em um edifício verdadeiramente mais trágico do que uma bomba no metrô, por exemplo?

Segunda consideração: Em que consiste um ataque terrorista? Só bombas e aviões? Invadir território alheio e confiscar recursos naturais e riquezas, impor um sistema de governo, matar milhares de civis, matar governantes estrangeiros… Isso não é terrorismo?

Logo eu devo concluir que TERRORISMO é causar o terror dentro do território dos EUA?

Em meio à lobotomia induzida nessas últimas semanas, uma palavra me veio à cabeça: RETALIAÇÃO. O que eu pensei foi: Guerra do Golfo, invasão do Iraque, invasão do Afeganistão (e para não confundir os que consideram o Oriente Médio como uma coisa só, vale mencionar também) as ocupações militares no Hawaii, Filipinas, Cuba, Nicarágua, República Dominicana, Panamá etc. Após anos de dominação, imposição, desrespeito e ninguém mesmo esperava que um dia alguém podesse organizar uma retaliação?

[Considerando que o fato tenha sido uma manifestação terrorista mesmo nenhum grupo estrangeiro tendo assumido o ataque].

E em meio a tudo isso, eu começo a me lembrar da dificuldade que eu tinha em compreender os conceitos sócio e geopolíticos na escola. E agora eu começo a achar que o problema não era a minha falta de inteligência, mas os meus modelos, dado que cada novo conceito que eu aprendia não se aplicava aos Estados Unidos. E isso inclui promover uma guerra sem apoio do G5.

Se eu tivesse que colocar uma hashtag em tudo isso, seria #euaindanaoentendo.

Sobre Carol Borges

Publicitária formada e linguista em formação. Interessada em tudo o que é arte, assim, de maneira bem subjetiva mesmo.
Esse post foi publicado em OPINIÕES. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 11.09.11

  1. Linda disse:

    Absolutamente de acuerdo contigooooo!!!!! un abrazooooooo!!!!

Deixe um comentário